Jornalismo de dados: como contar histórias com números (e ferramentas que você pode usar)
Transforme números em narrativas e utilize o poder do Jornalismo de Dados para trazer fatos verificáveis à tona, construindo credibilidade
Em um mundo saturado de informações e opiniões, os dados viraram o novo furo de reportagem. Mais do que tabelas e gráficos, eles revelam padrões invisíveis, desmentem narrativas superficiais e tornam o Jornalismo mais profundo, preciso e confiável.
Mas, atenção: dados não falam sozinhos. É o jornalista quem interpreta, contextualiza e dá voz ao que os números silenciosamente denunciam.
Afinal, o que é o Jornalismo de dados?
É a prática de coletar, organizar, analisar e visualizar dados para produzir reportagens com base empírica. Envolve cruzar grandes volumes de informação para identificar tendências, anomalias, fraudes ou injustiças.
Ferramentas que você (ou sua redação) pode começar a usar
Google Sheets / Excel: o básico para limpar e organizar dados.
Datawrapper / Flourish: para criar visualizações interativas.
Tabula: extrai dados de PDFs.
Python + Pandas: para análise e manipulação de dados de código aberto, desenvolvida sobre a linguagem de programação Python. Ideal para projetos maiores e automatizados.
Cloude SQL: ideal para trabalhar com bancos de dados mais robustos.
Além disso, algumas leituras podem auxiliar bastante no processo da aprendizagem sobre a utilização de dados para contar histórias.
A exemplo, posso citar o Storytelling With Data, um dos livros de Cole Nussbaumer Knaflic, uma ex-funcionária do Google e importante referência na área, no qual a autora mostra que não basta apenas mostrar os dados que temos, mas que é preciso transformá-los em algo que gere engajamento, que seja informativo e traga algo de útil aos leitores.
Exemplos que inspiram
The New York Times: criou visualizações impactantes durante a pandemia com dados de mobilidade.
The Guardian: usou dados públicos para expor evasões fiscais de grandes empresas.
Nexo Jornal: tem se destacado no Brasil com conteúdo visual e explicativo baseado em dados.
Por que isso importa agora mais do que nunca?
Em tempos de desinformação e excesso de opinião, o Jornalismo de dados ajuda a trazer fatos verificáveis à tona, construindo credibilidade e mostrando que Jornalismo sério ainda existe — e resiste.
Comece pequeno, mas comece!
Não é preciso saber programar para contar histórias com dados. Comece com planilhas simples, aprenda a fazer perguntas investigativas a uma base de dados e procure parceiros que dominem a parte técnica
.